Reflexologia Podal
A reflexologia podal é a aplicação de pressão em pontos do pé, para equilibrar a energia do corpo e evitar o surgimento de doenças e problemas de saúde.
Ela é considerada um tipo de terapia complementar, realizada pelo terapeuta, que estuda os pontos que são reflexos de partes do corpo e as terminações nervosas presentes nos pés, mas que também podem estar nas mãos, no nariz, na cabeça e nas orelhas.
Mas vamos focar na reflexologia podal, ou seja, a que é feita nos pés.
Depois que ele encontra os pontos em desequilíbrio, o terapeuta faz uma pequena massagem que estimula os processos curativos naturais dos locais em que estão os problemas.
Quais são os benefícios?
Para que você tenha uma ideia mais clara de todos os benefícios, segue uma lista de situações e problemas que podem ser atacados e muitas vezes resolvido com a reflexologia podal.
Veja algumas das áreas em que a reflexologia influencia:
Estímulo ao metabolismo Para quem tem problemas com o metabolismo, a reflexologia pode ajudar a fazer com que todo o sistema digestivo e o aproveitamento dos nutrientes ocorra da melhor forma.
Isso pode refletir em diversos outros pontos essenciais, como a perda de peso, de gordura abdominal e também na retenção de líquido, melhora do sistema respiratório.
Também a reflexologia podal pode ser indicada para problemas no sistema respiratório, como tratamento complementar para bronquite, asma e outras doenças.
Alívio das dores Diversas dores, em várias partes do corpo, podem ser combatidas com a reflexologia podal.
Ela pode ser uma alternativa importante para substituir ou diminuir a necessidade de uso de analgésicos, que podem causar dependência se usados por muito tempo.
Combate ao stress e problemas emocionais, as questões emocionais, o stress e a estafa do dia a dia podem ter uma grande melhora com o uso da reflexologia podal.
Afinal, ao reequilibrar vários aspetos do corpo, também pode haver uma melhora na produção e na distribuição de hormônios que regulam o humor.
Também neste caso há a possibilidade do uso para a diminuição do uso de medicamentos, juntamente com outras terapias.
A ansiedade tem se tornado, nos últimos anos, um dos grandes problemas que as pessoas têm, principalmente devido a pressões no ambiente de trabalho e da superexposição às tecnologias.
Por isso, a reflexologia podal também pode trazer muitos benefícios para tratar da ansiedade generalizada, com resultados muito satisfatórios.
Além das dores em todo o corpo, sobre as quais já falamos anteriormente, a reflexologia podal pode ser uma companheira importante para o combate às dores de cabeça, à cefaleia e às enxaquecas, diminuindo a intensidade e o número de eventos.
Eliminação das toxinas. Outro grande problema do nosso dia a dia é que, muitas vezes, com alimentação incorreta, uso de álcool, entre tantas outras situações, é que o nosso organismo tem contato com muitas toxinas.
E a eliminação delas é fundamental para que o nosso corpo reencontre o equilíbrio, trazendo benefícios físicos e principalmente psicológicos.
Nestes casos, também há a indicação da reflexologia podal para que haja essa eliminação, juntamente com dietas e outras terapias.